.

.

quinta-feira, 5 de março de 2015

VISÃO

Para estudarmos a visão do cavalo, precisamos observar a figura abaixo.


O cavalo possui uma visão monocular, 360 ⁰. Os olhos do cavalo são posicionados em ambos os lados da cabeça. Sua visão panorâmica é monocular (Apenas um dos olhos por vez), permitindo a visão nos dois lados ao mesmo tempo.

A visão binocular (dois olhos) é para baixo na direção do focinho e não a sua frente.
O cavalo tem um ponto cego a frente de sua testa. 

Estando pastando sua visão é direcionada para o chão a sua frente e estando relaxado, sua visão monocular estará ativa. Se algo chamar a sua atenção, irá levantar a cabeça para utilizar sua visão binocular.

OBS 1: Nós já vimos algumas vezes que se um objeto estiver em sua visão lateral, o cavalo vai levantar a cabeça e, muitas das vezes, vira o corpo inteiro para olhar.
Ter olhos grandes é uma vantagem, permitindo que perceba o mínimo movimento.

OBS 2: Quando ele vê um objeto estranho a sua frente, imediatamente levanta a sua cabeça e posiciona as orelhas para frente, desta forma, olha na direção do focinho usando a visão binocular.
Pesquisas recentes descobriram que o ponto cego a sua frente é aproximadamente da largura de seu corpo.
Um cavalo reunido depende exclusivamente do cavaleiro para saber onde ir, uma vez que está trabalhando praticamente às cegas.

VISÃO NOTURNA

Cavalos são animais diurnos, tendo dificuldade de ajustar seus olhos rapidamente no escuro, o que explica o por que algumas vezes recusam a entrar ou passar em lugares de pouca luz ou escuros.

A visão do cavalo para cores é limitada. Os olhos contem células sensíveis a luz. Existem dois tipos de células, bastonetes e cones. Humanos possuem três tipos de cones que permite ver todas as cores. Os cavalos só possuem dois tipos de cones que diminui a sua capacidade de ver cores.

Devemos ter em mente que os olhos nos falam sobre o seu emocional, evidenciando seu comportamento em determinados momentos deixando muito claro o seu estado nos permitindo agir e maneja-lo adequadamente e com segurança para ambos. Homem e Cavalo.

Roger Clark

Medico Veterinario 
CRMV-SC 3764