.

.

sábado, 28 de fevereiro de 2015


A pergunta feita na publicação anterior (veja em www.clarkveterinario.blogspot.com) foi: Como se deu essa relação homem / cavalo?

Todos nós amantes do cavalo, sabemos o quanto é fascinante lidar com esses nobres seres criados por Deus.

Essa relação é fantástica e podemos exemplificá-las com a figura mitológica do CENTAURO metade homem, metade cavalo.
Na mitologia grega, a parte inferior (cavalo) era responsável pela força física, brutalidade e impulsos sexuais. Já a parte humana era mais racional, com capacidade de raciocinar e refletir
Portanto, eram seres que representavam conflitos típicos dos seres humanos: Razão, Emoção e Violência.

O cavalo existe a 55 milhões de anos. O gênero mais antigo é o Eohippus que não passava de 90 cm de altura e possuía dedos nos locomotores.
A cerca de 3 milhões de anos surgiu a espécie Equus, ancestral do cavalo atual.
Uma das mais importantes características do cavalo e que permitiu o sucesso de seu relacionamento com o homem – é ele precisa de um líder.
Sua capacidade, e mesmo vontade, de transferir lealdade determinou o reconhecimento do humano no lugar de outro eqüino como guia.
Desta forma andaram juntos, homem e cavalo, rumo ao desenvolvimento das sociedades.
No século 18 e 19 o poder eqüestre de uma nação era decisivo, “O papel mais importante de um cavalo numa batalha era fazer parte da cavalaria de frente levando verdadeiro pânico quando atacando o inimigo com milhares de cavaleiros”.

O esporte com cavalos é muito antigo e a corrida foi a primeira competição eqüestre, 644 A.C. (Antes de Cristo).

O poeta grego Homero descreveu na Ilíada, as regras da competição dizendo que o premio seria uma mulher, “versadas nas prendas domesticas”. Depois vieram o Polo (de origem oriental), as Justas (imitando as guerras), o Enduro (simulando as grandes cavalgadas) e muitas outras modalidades hípicas praticadas em todos os países.


Em fim, uma relação homem/cavalo deve ser baseada em companheirismo, cumplicidade e amizade.